Bem vindos ao Blog ADESG Europa.Pode seguir - no no nosso perfil clicando AQUI para aceder a toda a informação e fotografias/videos da nossa instituição.
O nosso sitio está AQUI

VENCEDORES DO CONCURSO LITERÁRIO 2011:

- INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DO CIBERESPAÇO - UM VECTOR ESTRATÉGICO DA SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL - AUTOR: TCor Tm (Eng) Paulo Fernando Viegas Nunes

- TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO - A verdade de Um falso Mundo - AUTOR: Luis Boa Nova Verdade

- TECNOLOGIA, NÃO TECNOLOGIA – Estilhas Coloniais, e mais na vida do Rio de Janeiro no século XXI - AUTOR:
Laton Tombé

Obras a publicitar em breve

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Instituto de Física da USP oferece curso de verão sobre linhas de pesquisa em física

Estão abertas, até o dia 18 de novembro, as inscrições para o Curso de Verão 2012, no Instituto de Física (IF) da USP.
O curso, que será realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2012, tem o objetivo de aprimorar a cultura geral em física de estudantes de final de graduação e início de pós-graduação e auxiliar nas suas escolhas de áreas de atuação. Isso será feito através da apresentação de um panorama atual da atividade de pesquisa em física, em particular no IF. Serão realizadas exposições de diferentes linhas de pesquisa em andamento no IF, com temas de interesse geral e em áreas específicas.
O curso é gratuito e se limitará a um número máximo de 250 participantes. As inscrições devem ser feitas no site do IF. Poderão encaminhar solicitações de inscrição alunos de graduação ou em fase inicial de pós-graduação.

domingo, 25 de setembro de 2011

Planejamento de ações humanitárias

video
Artur Victoria, Comandante Alexandre Dias e Aníbal Reis Costa planejam ações humanitárias de apoio á juventude carenciada

sábado, 24 de setembro de 2011

A ADESG Europa participa na ajuda Humanitária a crianças desfavorecidas

A ADESG Europa tem desenvolvido em conjunto com a Marinha Brasileira e respectiva Aditancia em Portugal um projeto de apoio a crianças desfavorecidas. Este projeto concretiza - se em facultar ás crianças de ambos os países oportunidades que jamais teriam, motivando - as para a fraternidade entre estes dois povos irmãos.
Duas ações já foram realizadas, uma acolhendo um grupo de crianças Brasileiras do grupo "O Mundo que Queremos" possibilitando uma viagem de navegação no Rio Douro e outra proporcionando a crianças Portuguesas conhecerem o Navio Escola Brasil, que as recebeu a bordo, dando – lhes um lanche. Estiveram 80 crianças do Norte, Centro e Sul de Portugal.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro abriga o projeto piloto do GBAS brasileiro e será o primeiro adotá-lo no país.

Com o GBAS, em breve, o aeroporto carioca estará pronto para realizar aproximações e pousos de precisão por satélites. Vantagens: rotas menores, menos gastos de combustível, menos emissões de poluentes, pousos de precisão por satélites, aproximações com descida contínua, maior flexibilidade de voo, trajetórias de voo muito mais precisas. São inúmeras as conquistas viabilizadas pelos novos recursos e sistemas da navegação aérea CNS/ATM.
De um modo geral, o Sistema GBAS consiste de:
A – Quatro receptores instalados próximo à pista para receber os dados de navegação GPS.
B – Um processador, em solo, que executa as correções do GPS e provê as informações de apoio aos procedimentos de navegação.
C – Uma unidade de transmissão VHF que transfere essas informações à cabine das aeronaves, onde são disponibilizadas em um display similar ao utilizado para o ILS.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Novo Presidente da ADESG Nacional - Del. Pedro Luiz Berwanger

Prezado Presidente Brig Helio Gonçalves
Desejo parabenizá-lo por mais uma vitória conseguida com imparcialidade e retidão, dos princípios que nos norteiam quando assumimos a responsabilidade em defender a nossa Instituição e o Brasil, com o mais puro dos ideais.
Sua indicação para sucessão da ADESG sem contestação, é uma prova inequívoca de uma liderança que desponta sem arrufos, sem barulhos, mas no equilíbrio no que fazer, e como fazer, mercê do respeito aos companheiros demonstrado durante dois anos sucessivos no comando de nossa Instituição.
O nome escolhido entre seus Vice-Presidentes para sua sucessão, também mereceu a confiança de todos os Esguianos, não só consubstanciado na indicação, como e principalmente por uma vida impecável trilhada na Polícia Federal na qualidade de Delegado e Superintendente no Rio de Janeiro.
Dr Pedro é um exemplo de dignidade, competência e arrojo. Este eu conheço a mais de dez anos, jamais claudicou em suas atitudes. A ADESG continuará a ser bem administrada. Também fui feliz ao transmitir o meu cargo ao meu sucessor.
Ao futuro Presidente por ACLAMAÇÃO DA ADESG, desejo-lhe sorte.
Meu abraço,
Americo Chaves.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Museu Pedagógico Luso-Brasileiro da Aeronáutica

O T33 é uma aeronave que equipou a Força Aéra Portuguesa e a do Brasil

A Representação da ADESG Europa tem como uma das suas atividades prioritárias para 2012 a criação de um museu pedagógico para:
* Promover a participação dos cidadãos na elaboração e na execução dos projetos, contribuindo para a construção do conhecimento, a partir das suas histórias de vida, capacitando-os a formular e executar projeto próprio de vida no contexto histórico, integrando o museu à sociedade, buscando, conjuntamente, a construção de uma nova prática social;
* Democratizar o conhecimento produzido nos museus, nas escolas e nas instituições parceiras;
* Contribuir para aumentar as opções de lazer das comunidades envolvidas nos projetos;
* Interagir com as instituições educacionais elaborando projetos com o objetivo de utilizar o patrimônio tecnológico como um suporte essencial ao processo educativo e ao desenvolvimento social;
* Viabilizar a utilização do potencial turístico da cidade e dos bairros onde o museus e as escolas estão inseridos;
* Promover o incentivo á formação de profissionais na área da aeronáutica como agentes de desenvolvimento regional;
* Contribuir para a construção do conhecimento na área da Aeronáutica convencional e espacial espaço e tecnologia;
* Melhorar o desempenho e a qualificação dos profissionais que atuam em instituições educacionais;
* Promover o intercâmbio e parcerias com outros museus e instituições nos âmbitos local, nacional e internacional, por meio da realização de programas de cooperação mútua.

O Museu tem como público-alvo (destinatários):
• Jovens – 10 aos 16 anos
• Docentes
• Acadêmicos e investigadores
• Pessoal na ativa ou na reserva envolvidos direta/indiretamente com a aeronáutica

domingo, 11 de setembro de 2011

Discurso do Senhor Presidente da ADESG Nacional

VISITA DO NAVIO-ESCOLA BRASIL A PORTUGAL.

Lisboa, 06/setembro/2011.

Ilustríssimos Senhores

Comandante Alexandre Amaral Dias da Cruz – Adido Naval e da Defesa do Brasil em Lisboa e

Comandante do Navio-Escola Brasil da Marinha brasileira.

É com elevada honra que tenho o privilégio de saldar os briosos combatentes da nossa Marinha do Brasil, neste inesquecível momento de confraternização e cooperação, pela visita do navio-escola Brasil à Portugal.

Esse orgulho, tem uma dimensão maior por ser em solo dos nossos heróicos descobridores ou em águas que foram singradas, pelos nossos estimados irmãos portugueses.

Hoje, Portugal se engalana e esta em festa por poder recepcioná-los, com esta simplicidade que os caracteriza, quando no encontro de pessoas e povos que se respeitam e que nutrem um sentimento fraterno de querência e de amizade recíproca.

Tenham a convicção, estimados amigos, que a triunfal chegada desse emblemático Navio-Escola, certamente, transmitirá aos jovens estudantes de Portugal, aqui vivenciando essa experiência impar, a sensação semelhante a que os brasileiros desfrutaram, quando no Brasil chegavam às históricas embarcações portuguesas, despertando esperanças de desenvolvimento e possibilidades de se obter novos conhecimentos e na conquista de novas e perenes amizades.

O relacionamento entre as nossas nações, sempre, será tema sobre o qual muito se falará e que muito haverá de se escrever, pois é um assunto atual, e que necessita ser, permanentemente, discutido pois, são diversas as iniciativas de entendimento, e em todas as áreas de atuação, como a cultura, a ciência, os governos, as forças armadas, as artes e o desporto, entre outros, que nos estimulam, nos desenvolvem e nos aproximam.

Nos dias atuais desfrutamos da Comunidade Luso-Brasileira, tal a nossa integração entre os nossos povos e costumes.

Sabemos, entretanto, que fazer parte da Comunidade Luso-Brasileira é lembrar das nossas origens, das nossas tradições culturais, da nossa língua, da nossa história, da nossa formação como povo e da nossa forma singular de estar no mundo, sendo impossível abordar com precisão essas proposições, a nível mundial, sem que tenhamos de citar a presença e a influência que o povo português exerceu em todo esse contexto.

Sem dúvida, a Comunidade Luso-Brasileira passou a existir de fato a partir dos primeiros contactos dos navegadores portugueses com a terra encontrada, alargando-se posteriormente, com a integração lingüística, cultural e racial, surgidas da persistência, patriotismo e religiosidade dos nossos colonizadores, transformando as novas terras na nossa exuberante e ambicionada nação, grandiosa e admirada, verdadeiro centro propulsor da difusão da língua portuguesa no mundo.

Assim, caros comandantes brasileiros, auguro que tenham a percepção da importância dessa singular visita, onde o exemplo proporcionado pelos senhores e pelos seus comandados, levarão esses jovens estudantes, a sonhos e reflexões que certamente, ficarão marcadas em suas mentes, fazendo com que no futuro, também, possam, quem sabe, seguir o fantástico e desafiador caminho dos mares.

Com essa sensação, mesmo ao longe, não poderia deixar de saudá-los, pela iniciativa de tão significativa visita, contribuindo para que possamos estreitar nossos laços de amizade com os irmãos portugueses, em consonância com o quê a nossa Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG preconiza há 60 anos, em defesa da paz e do entendimento entre as nações desenvolvidas, como o nosso Brasil e o nosso irmão – Portugal.

Agradeço a oportunidade, desejando que sejam felizes, tenham uma continuada boa viagem e que Deus os acompanhem.

Ao Dr. Artur Victória, os meus sinceros agradecimentos, por mais esta representação, do meu nome, em solo português.

Muito obrigado.

Brig. Helio Gonçalves – Presidente da ADESG/AN.

Visita ao Navio Escola Brasil


Visita ao Navio Escola Brasil por 80 crianças dos 8/16 anos provenientes das zonas norte, centro e sul de Portugal.
Com a colaboração de Pedroso, Ferreira do Alentejo e Ourem, foi feita uma visita de estudo ao Museu da Marinha em Lisboa, seguindo - se por uma recepção a bordo do Navio Escola Brasil.
Esta atividade foi da iniciativa conjunta com a Aditancia da Defesa e Marinha na Embaixada em Lisboa, dirigida pelo Senhor Adido Comandante Alexandre Dias da Cruz. Devido á preciosa colaboração entre o Capitão-de-Mar-e-Guerra Alexandre A. A. Dias da Cruz e o Dr. Artur Victoria foi possível mobilizar recursos humanos e logísticos para esta iniciativa inédita.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

XI Convenção Nacional da ADESG, a importância da sua participação

Temos a honra de comunicar que, dentro do nosso plano de gestão, realizaremos a XI Convenção Nacional da ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra nos dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2011, no Salão de Convenções do Clube de Aeronáutica, quando teremos a oportunidade de oferecer à sociedade em geral a discussão do tema: Livro Branco de Defesa Nacional - Sua Importância e Reflexos para a Sociedade.
Gostaríamos de contar com a sua presença neste evento, que reunirá destacados homens públicos, de diversos órgãos governamentais, do corpo diplomático, empresários, representantes de diferentes segmentos da sociedade brasileira, militares, magistrados, professores, universitários e componentes do sistema adesguiano, sediados em todos os estados do nosso país.

sábado, 3 de setembro de 2011

Visita do Navio Escola Brasil a Lisboa dia 6 Setembro

O Navio Escola “BRASIL” foi construído a partir de projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval da Marinha do Brasil (MB). Sua construção foi iniciada em setembro de 1981, com o batimento da sua quilha no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
O Navio foi lançado ao mar em setembro de 1983 e incorporado à MB, em 21 de agosto de 1986, ocasião na qual foi transferido à Esquadra.
É nesse navio realizada, anualmente, a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, a fim de complementar - de forma prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, ainda como Aspirantes ao oficialato.
A Viagem de Instrução têm, ainda, como tarefas ministrar aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias, administração naval, embarque e carregamento, liderança e prover a participação ativa dos Guardas-Marinha na vida de bordo. Além disso, ela contribui para a formação profissional e cultural dos futuros oficiais e para o estreitamento dos laços de amizade com nação amigas.
Em 09 de julho de 2011, o Navio suspendeu do Rio de Janeiro para a sua XXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, com retorno previsto para dezembro do corrente ano. Nesta viagem o Navio visitará 20 portos no Brasil e no exterior.
Salvador - Bahia - Brasil Valência - Espanha
Tenerife - Espanha Baltimore - Estados Unidos da América
Amsterdam - Holanda Fort Lauderdale - Estados Unidos da América
São Petersburgo - Rússia Nassau - Bahamas
Hamburgo - Alemanha Cartagena - Colômbia
Le Havre - França Guayaquil - Equador
Londres - Inglaterra Callao - Peru
Lisboa - Portugal Valparaíso - Chile
Pireu - Grécia Montevidéu - Uruguai
Civitavecchia - Itália Buenos Aires - Argentina