Bem vindos ao Blog ADESG Europa.Pode seguir - no no nosso perfil clicando AQUI para aceder a toda a informação e fotografias/videos da nossa instituição.
O nosso sitio está AQUI

VENCEDORES DO CONCURSO LITERÁRIO 2011:

- INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DO CIBERESPAÇO - UM VECTOR ESTRATÉGICO DA SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL - AUTOR: TCor Tm (Eng) Paulo Fernando Viegas Nunes

- TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO - A verdade de Um falso Mundo - AUTOR: Luis Boa Nova Verdade

- TECNOLOGIA, NÃO TECNOLOGIA – Estilhas Coloniais, e mais na vida do Rio de Janeiro no século XXI - AUTOR:
Laton Tombé

Obras a publicitar em breve

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Centésimo Aniversário da Adidância de Defesa e Naval do Brasil em Portugal.

Iniciou - se este mês no dia 04 as comemorações do centésimo aniversário. O Adido de Defesa e Naval Capitão de Mar e Guerra Rogério Pedrozo proferiu uma brilhante alocução na Embaixada do Brasil destacando a seguinte passagem:
"
No atual cenário global, com a presença de novas ameaças, o Brasil, na condição de País detentor de ascensão crescente no contexto internacional, deve adotar uma postura coadunada à melhoria da segurança e da defesa nacionais, buscando inserir uma gestão integrada e conjunta, onde germine a interoperabilidade dos diversos setores envolvidos.

Fruto desses ideais nota-se uma crescente integração entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores, com o trabalho cada vez mais coeso entre militares e diplomatas, em prol dos interesses nacionais, seja em fóruns multilaterais, seja nas representações brasileiras. E assim deve transcorrer, devido ao fato de serem atores presentes em carreiras tão singulares e devotadas ao serviço.

No bojo dessa incessante busca pela integração e maior operação conjunta entre as Forças Armadas e os vários segmentos de interesse, surgiram três documentos capitais, emanados do poder político, que exigem a nossa reflexão e a aplicação em temas estratégicos: a Estratégia Nacional de Defesa, a Política Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional.

Tais normas destacam objetivos, diretrizes e requisitos exigidos a um País que almeja ter papel relevante no cenário global e exortam a integração, o desenvolvimento de capacidades, a operação conjunta e as estratégias que devem nortear a busca de nossos interesses. Além dos projetos estratégicos, são enfatizadas a reorganização das forças e a reestruturação da indústria de material de defesa, ideais que devem acompanhar o dia a dia de nossos homens e mulheres.

Nesse cenário, está inserido o nobre papel do Adido de Defesa e Naval junto à Embaixada do Brasil em Portugal, qual seja, ser o assessor de defesa que permita a ampliação da integração entre diplomatas e representantes das forças, atuando como um fio condutor que eleve a sinergia que deve reinar no ambiente de trabalho ações necessárias para elevar o bilateralismo entre os países no setor de defesa e nos assuntos navais.

 

Assim, por ocasião da efeméride do Centésimo Aniversário desta Adidância, cabe-nos enfatizar a honra e o sentimento de júbilo, por alcançar tão representativa marca, e renovar em nosso âmago o entusiasmo e a tenacidade para defender os pleitos nacionais.

É digno de registro o fato do atual Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, ter realizado o Curso de Promoção a Oficial-General (CPOG), no atual Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), o que mais uma vez ressalta o alto valor das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.

Ao Exmº Sr. Embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva, agradeço a lhaneza e a fidalguia dispensadas à Adidância, ratificando o firme propósito de bem assessorá-lo nos temas de defesa e navais, em proveito de um porvir venturoso do nosso Brasil.

Aos Ministros-Conselheiros, diplomatas, adidos militares, nobres convidados e funcionários desta singular missão diplomática, externo o orgulho por ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com os senhores e agradeço as vossas importantes presenças, as quais conferem brilho a esta cerimônia. Será uma honra permanecer a interagir com todos nas tarefas diárias da Adidância e contribuir para a manutenção de um ambiente amigo, respeitoso e profissional.

Aos Auxiliares da Adidância, concito-os a meditar sobre as responsabilidades afetas ao trabalho diário, as quais exigem lealdade, competência, profissionalismo e dedicação plena ao interesse do serviço nesta missão diplomática.

Conto com o apoio, a cooperação e a reciprocidade de todos, em prol de uma eficiente labuta em equipe na Adidância e em proveito do continuado sucesso da Embaixada do Brasil em Lisboa, na sua nobre missão de tratar dos assuntos brasileiros em Portugal, nossa pátria-mãe.

Viva a Marinha! Viva a Embaixada do Brasil em Portugal!   " 

Sem comentários:

Enviar um comentário