Bem vindos ao Blog ADESG Europa.Pode seguir - no no nosso perfil clicando AQUI para aceder a toda a informação e fotografias/videos da nossa instituição.
O nosso sitio está AQUI

VENCEDORES DO CONCURSO LITERÁRIO 2011:

- INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DO CIBERESPAÇO - UM VECTOR ESTRATÉGICO DA SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL - AUTOR: TCor Tm (Eng) Paulo Fernando Viegas Nunes

- TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO - A verdade de Um falso Mundo - AUTOR: Luis Boa Nova Verdade

- TECNOLOGIA, NÃO TECNOLOGIA – Estilhas Coloniais, e mais na vida do Rio de Janeiro no século XXI - AUTOR:
Laton Tombé

Obras a publicitar em breve

domingo, 22 de abril de 2012

Países lusófonos querem maior cooperação militar com Portugal e Brasil

Os comandos das Armadas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste apelaram a uma maior cooperação militar com Portugal e Brasil.
Actualmente, a Marinha de Guerra portuguesa conta com cerca de 13.200 homens, e tem sido a responsável pela maior parte da cooperação militar com as suas congéneres da CPLP.

sábado, 21 de abril de 2012

ADESG Relatorio 2010

Plano decenal de cooperação Brasil - China

Eis algumas outras ações que poderão integrar o plano:
- Fortalecer a colaboração dos dois países, baseada no trabalho conjunto entre INPE CRESDA, para aumentar a distribuição internacional dos dados dos satélites CBERS-03 e CBERS-04, com novas estações terrestres de recepção de seus dados, visando ampliar as aplicações ambientais de monitoramento dos ecossistemas terrestres e outras aplicações de interesse global.
- Implementar o Programa CBERSs for Africa, colocando em prática os Memorandos de Entendimento para a recepção de imagens do CBERS-3, assinados com a África do Sul, a Espanha (para a implantação da Estação terrestre de Maspalomas, nas Ilhas Canárias) e Egito (para a implantação da Estação de Aswan);
- Elaborar e assinar o Memorando de Entendimento entre MCTI e CMA (Administração Meteorológica da China) destinado a criar o Centro Brasil-China de Pesquisa Meteorológica por Satélite, tendo como agências implementadoras o INPE e o NSMC (Centro Nacional de Satélites Meteorológicos da CMA).
- Fortalecer o trabalho conjunto entre INPE e CEODE (Centro de Observação da Terra e da Geoinformação Digital) no mapeamento de aplicações para a agricultura; no desenvolvimento de acesso aberto e gratuito de ferramentas computacionais; na modelagem ambiental; nos sistemas de monitoramento de desastres naturais e tecnologia espacial para o estudo das mudanças ambientais globais;
- Fortalecer a colaboração entre INPE e CSSAR (Centro de Ciência Espacial e de Pesquisa Aplicada), com a realização de observações conjuntas e estudos da ionosfera e atmosfera média e alta em baixas latitudes; e
- Dar continuidade ao acordo que estabelece o apoio das estações terrestres do Brasil aos voos tripulados das missões Shenzhou, em colaboração com o Centro Chinês de Lançamento e Rastreamento (CLTC – China Launch and Tracking Center).

Censipam 10 anos: avanços na defesa da Amazônia

Inaugurado há exatos dez anos, em Brasília (DF), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) é hoje referência no uso do sensoriamento remoto da Amazônia Legal, o que tem possibilitado avanços na defesa estratégica da região. De acordo com o secretário de Coordenação e Organização Institucional do MD, Ari Matos Cardoso, o órgão tem contribuído significativamente para aprimorar a atuação de outros setores da Defesa na Amazônia brasileira, bem como de instituições que mantêm projetos na área. “O Centro exerce importante trabalho com o suporte de informações para o subsídio de iniciativas que envolvem os comandos militares, como a Operação Ágata e atividades para proteger nossas fronteiras”, garante. Desde 2011, o Censipam está ligado ao Ministério da Defesa (MD). Segundo o secretário, as funções do órgão apresentam “interface estreita com os comandos militares”, principalmente no que se refere às diretrizes previstas na Estratégia Nacional de Defesa [END]. A END prioriza a região amazônica por ser um dos focos de maior interesse para a defesa nacional. A proteção da área exige avanço no desenvolvimento sustentável, que passa pelo monitoramento, controle, mobilidade e presença do Estado.

Helicóptero de ataque AH-2 participa pela primeira vez de manobras no sul do País

Helicópteros de ataque AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAv) Esquadrão Poti, sediado em Porto Velho (RO) participam da FAEX XII. Estas aeronaves estão operando a partir da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) juntamente com outras unidades da FAB. O AH-2 Sabre, designação dada pela FAB para o Mi-35M de fabricação russa, é um helicóptero utilizado principalmente em missões de ataque, escolta, interceptação, assalto armado e reconhecimento. O governo brasileiro comprou 12 aparelhos que começaram a operar regularmente em 2010, e sua principal aplicação operacional é atuar nas regiões de fronteiras da Amazônia. Os Sabres são os helicópteros mais bem armados da FAB na atualidade, possuindo um canhão orientável de dois canos GSh-23 de 23 mm, sistemas para uso de mísseis anti-carro guiados, lançadores de foguetes, etc. O modelo dispõe um moderno sensor de visão frontal infravermelha (FLIR) para realizar a aquisição de alvos e pontaria das armas. Além de suas qualidades ofensivas, o AH-2 é construído de forma a garantir a sobrevivência do helicóptero nos mais duros ambientes de combate, incorporando blindagens das partes vitais da aeronave e uma eficiente suíte de contra-medidas dotada de lançadores de flare, interferidor ativo de radiação infra-vermelha (IR), sistema de alerta de radar (RHAW) e supressores de calor nos dutos de saída dos motores. O AH-2 tem uma cabine com capacidade de transportar um pequeno comando de soldados, característica que abre possibilidades de emprego do aparelho em missões C-SAR (Combate-SAR).

quinta-feira, 19 de abril de 2012

44º Aniversário do Museu do Ar - Portugal

 No dia 22 de fevereiro realizou-se em Sintra a Cerimónia comemorativa do Dia do Museu do Ar (MUSAR), que este ano celebra o seu 44º aniversário.
No decorrer da Cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, o novo Diretor do Museu do Ar, Coronel Antero Coutinho, proferiu uma alocução na qual salientou o grandioso trabalho que tem sido desenvolvido há mais de quatro décadas e referiu os novos projetos que o Museu está a desenvolver para reforçar a divulgação do património histórico aeronáutico português.
No final da Cerimónia os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as últimas peças incorporadas no acervo do MUSAR, que se constituem de elevado valor patrimonial e histórico.
Actualmente o MUSAR encontra-se encerrado ao grande público para obras de requalificação, estando prevista a sua reabertura para meados deste ano com diversas novidades, tais como uma colecção com várias peças inéditas, bem como novas áreas temáticas de interação com os visitantes. (
F.A.P)