VISITA DO NAVIO-ESCOLA BRASIL A PORTUGAL.
Lisboa, 06/setembro/2011.
Ilustríssimos Senhores
Comandante Alexandre Amaral Dias da Cruz – Adido Naval e da Defesa do Brasil em Lisboa e
Comandante do Navio-Escola Brasil da Marinha brasileira.
É com elevada honra que tenho o privilégio de saldar os briosos combatentes da nossa Marinha do Brasil, neste inesquecível momento de confraternização e cooperação, pela visita do navio-escola Brasil à Portugal.
Esse orgulho, tem uma dimensão maior por ser em solo dos nossos heróicos descobridores ou em águas que foram singradas, pelos nossos estimados irmãos portugueses.
Hoje, Portugal se engalana e esta em festa por poder recepcioná-los, com esta simplicidade que os caracteriza, quando no encontro de pessoas e povos que se respeitam e que nutrem um sentimento fraterno de querência e de amizade recíproca.
Tenham a convicção, estimados amigos, que a triunfal chegada desse emblemático Navio-Escola, certamente, transmitirá aos jovens estudantes de Portugal, aqui vivenciando essa experiência impar, a sensação semelhante a que os brasileiros desfrutaram, quando no Brasil chegavam às históricas embarcações portuguesas, despertando esperanças de desenvolvimento e possibilidades de se obter novos conhecimentos e na conquista de novas e perenes amizades.
O relacionamento entre as nossas nações, sempre, será tema sobre o qual muito se falará e que muito haverá de se escrever, pois é um assunto atual, e que necessita ser, permanentemente, discutido pois, são diversas as iniciativas de entendimento, e em todas as áreas de atuação, como a cultura, a ciência, os governos, as forças armadas, as artes e o desporto, entre outros, que nos estimulam, nos desenvolvem e nos aproximam.
Nos dias atuais desfrutamos da Comunidade Luso-Brasileira, tal a nossa integração entre os nossos povos e costumes.
Sabemos, entretanto, que fazer parte da Comunidade Luso-Brasileira é lembrar das nossas origens, das nossas tradições culturais, da nossa língua, da nossa história, da nossa formação como povo e da nossa forma singular de estar no mundo, sendo impossível abordar com precisão essas proposições, a nível mundial, sem que tenhamos de citar a presença e a influência que o povo português exerceu em todo esse contexto.
Sem dúvida, a Comunidade Luso-Brasileira passou a existir de fato a partir dos primeiros contactos dos navegadores portugueses com a terra encontrada, alargando-se posteriormente, com a integração lingüística, cultural e racial, surgidas da persistência, patriotismo e religiosidade dos nossos colonizadores, transformando as novas terras na nossa exuberante e ambicionada nação, grandiosa e admirada, verdadeiro centro propulsor da difusão da língua portuguesa no mundo.
Assim, caros comandantes brasileiros, auguro que tenham a percepção da importância dessa singular visita, onde o exemplo proporcionado pelos senhores e pelos seus comandados, levarão esses jovens estudantes, a sonhos e reflexões que certamente, ficarão marcadas em suas mentes, fazendo com que no futuro, também, possam, quem sabe, seguir o fantástico e desafiador caminho dos mares.
Com essa sensação, mesmo ao longe, não poderia deixar de saudá-los, pela iniciativa de tão significativa visita, contribuindo para que possamos estreitar nossos laços de amizade com os irmãos portugueses, em consonância com o quê a nossa Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG preconiza há 60 anos, em defesa da paz e do entendimento entre as nações desenvolvidas, como o nosso Brasil e o nosso irmão – Portugal.
Agradeço a oportunidade, desejando que sejam felizes, tenham uma continuada boa viagem e que Deus os acompanhem.
Ao Dr. Artur Victória, os meus sinceros agradecimentos, por mais esta representação, do meu nome, em solo português.
Muito obrigado.
Brig. Helio Gonçalves – Presidente da ADESG/AN.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar