Bem vindos ao Blog ADESG Europa.Pode seguir - no no nosso perfil clicando AQUI para aceder a toda a informação e fotografias/videos da nossa instituição.
O nosso sitio está AQUI

VENCEDORES DO CONCURSO LITERÁRIO 2011:

- INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DO CIBERESPAÇO - UM VECTOR ESTRATÉGICO DA SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL - AUTOR: TCor Tm (Eng) Paulo Fernando Viegas Nunes

- TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO - A verdade de Um falso Mundo - AUTOR: Luis Boa Nova Verdade

- TECNOLOGIA, NÃO TECNOLOGIA – Estilhas Coloniais, e mais na vida do Rio de Janeiro no século XXI - AUTOR:
Laton Tombé

Obras a publicitar em breve

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Polícia tenta chegar a origem de armas

As armas, granadas e munição apreendidas na Rocinha estão sendo analisadas pela Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae). De acordo com o subchefe operacional da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, o objetivo é tentar identificar a origem do arsenal da quadrilha do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem. Na lista de apreensões feitas até ontem à tarde constam 132 armas (sendo 75 fuzis), 150 artefatos explosivos e 23 mil projéteis de diversos calibres:
- O rastreamento pode revelar de onde saiu parte desse arsenal e levar a polícia aos fornecedores — disse o delegado.
Responsável pelo rastreamento, a delegada Bárbara Lomba, da Drae, contou que o trabalho será realizado em parceria com o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE):
- Nesta primeira etapa, estamos levantando os números de série do material recolhido. É importante frisar que os traficantes costumam raspar esses números, para dificultar a identificação da origem, mas os especialistas do ICCE conseguem recuperar esses dados.
A delegada acrescentou que os projéteis fabricados no país a partir de 2004 contam com uma numeração que permite identificar para onde foram vendidos originalmente. Bárbara ressaltou que parte do arsenal apreendido na Rocinha deve ter como origem o contrabando. Segundo ela, fuzis como AK-47, G3 e M-16 geralmente chegam ao Rio trazidos do Paraguai. Já o FAL é é usado pelas polícias e pelas Forças Armadas.
Para fazer o rastreamento, a Drae vai solicitar ainda o apoio da Polícia Federal e das Forças Armadas. A colaboração dos militares é fundamental para a identificação da origem das 77 granadas encontradas na Rocinha. Esse tipo de artefato é de uso exclusivo dos militares e também conta com numeração de série. O mesmo acontece com os lança-rojões, modelo AT-4, apreendidos na comunidade. O AT-4 é de fabricação sueca e tem capacidade para destruir um tanque de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário