O presidente da Embraer Defesa, Luiz Carlos Aguiar, que fez nesta segunda-feira, 21/11, uma visita de cortesia ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a parceria com a Telebras está praticamente consolidada.
O próprio presidente da estatal, Caio Bonilha, que também participou da reunião, acredita que a nova empresa estará efetivamente formada até dezembro. A joint venture será responsável pela integração do satélite geoestacionário a ser lançado em 2014.
Os dois executivos sustentaram que nessa empresa conjunta, a participação será exclusiva da Telebras e da Embraer. “Essa empresa é o prime contractor contrado pela Telebras para fazer a integração do satélite, é essencialmente engenharia”, afirmou Bonilha.
A eventual participação de outros grupos – como a Oi, por exemplo –, se existir, seria na operação do satélite. A Telebras, porém, nega que essa participação acontecerá, até porque contraria o objetivo estratégico de manter o controle estatal sobre o projeto.

































A corporação estatal Rosoboronexport continua a promover ativamente as armas e os equipamentos militares russos na América Latina. A empresa considera o mercado latino-americano extremamente importante para a Rússia, tendo em conta o aumento significativo de fornecimentos das armas e equipamentos russos para a região ocorrido nos últimos anos.A Rosoboronexport oferece aos parceiros latino-americanos não só as armas e a tecnologia militar como também um leque de serviços após o fim do prazo de garantia, como manutenção, fornecimento de detalhes técnicos, modernização e atualização com a técnica militar russa.No México, funciona um centro de serviços de reparos que fornece apoio técnico aos helicópteros de produção russa. Na Venezuela, estão sendo construídos centros de estudos, de treinamentos e de serviços e reparos tanto para os helicópteros russos como para o adestramento e formação dos efetivos das forças aéreas do país.Atualmente, estão assinados e realizam-se contratos diversos com outros países, como Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e vários outros latino-americanos.
